quinta-feira, 5 de julho de 2007

País em destaque da semana

A Índia
De acordo com a Constituição de 1949, emendada posteriormente, a Índia é uma república democrática soberana dentro do Commonwealth. O governo tem uma estrutura federal e a república é uma união de estados e territórios administrados de maneira central.

O poder executivo reside no presidente, que é também chefe do Estado. Entretanto, o verdadeiro poder executivo se encontra nas mãos de um conselho de ministros responsáveis perante o Parlamento, formado pelo Rajya Sabha (Conselho dos Estados ou câmara alta) e o Lok Sabha (Câmara do Povo ou câmara baixa).

A religião está em todas os aspectos da vida na Índia. Apesar de ser uma democracia secular, é um dos poucos países no mundo nos quais as estruturas sociais e religiosas que definem a identidade social estão intactas, e continuaram assim por pelo menos 4.000 anos apesar das invasões, perseguições, do colonialismo europeu e dos motins políticos. Há mudanças trazidas pelas inovações tecnológicas, mas a Índia rural permanece a mesma há milhares de anos. Suas instituições sociais e religiosas são tão resistentes que nunca sucumbiram às tentativas de destruí-las ou mudá-las.

A arte hindu é basicamente religiosa em temas e desenvolvimento e sua apreciação exige o conhecimento básico das crenças do país. Entre os destaques estão as danças, clássicas indianas, as arquiteturas de templos e as esculturas (difícil é definir onde começa uma e outra), as arquiteturas militares e urbanas dos mughals, a pintura de miniaturas e a música mesmérica. Esta última é difícil de ser apreciada pelos ocidentais, por ser a harmonia totalmente diferente do que os ouvidos ocidentais estão acostumados.
Indianos amam o cinema e a indústria do cinema, que fica em Bombain, é uma das maiores e mais glamourosas do mundo. A maior parte dos filmes são espalhafatosos melodramas jogando com romance, violência e música.

Nenhum comentário: